Confira algumas dicas importantes para te ajudar nesse processo
Obter reembolso em planos de saúde pode ser um processo burocrático. Na verdade, muitos evitam esse tipo de serviço por não saberem como proceder.
No entanto, com as informações necessárias e algumas dicas importantes, realizar esse processo pode se tornar mais simples e rápido, garantindo que o usuário receba de volta os valores pagos por alguns serviços médicos específicos.
Contar com o reembolso é uma forma de ampliar o acesso a exames, consultas com especialistas e profissionais que não atendem dentro da cobertura do convênio.
As políticas e procedimentos podem variar entre as operadoras de planos de saúde, por isso, antes de fazer qualquer solicitação de reembolso, é importante verificar os detalhes específicos do seu plano.
Aqui estão algumas dicas importantes:
Fique atento a alguns pontos importantes de seu contrato / apólice:
Antes de fazer qualquer solicitação de reembolso, verifique se o seu contrato prevê a livre escolha de profissionais e o direito ao reembolso.
Tenha em mãos todos os documentos comprobatórios das despesas médicas / hospitalares
Para solicitar o reembolso, é necessário apresentar comprovantes de que o serviço foi de fato realizado e pago, sendo os principais documentos: Nota Fiscal ou Recibo e Comprovante de Pagamento.
Além disso, para algumas despesas específicas, como exames, medicamentos, terapias e procedimentos, é necessário apresentar relatórios e prescrições médicas, laudos e exames que comprovem a patologia.
Todos os documentos devem estar assinados e datados, devem conter o registro do profissional que o atendeu e o carimbo.
Para os casos de reembolsos de honorários médicos para procedimentos cirúrgicos, solicite o orçamento e o relatório médico da equipe responsável, a fim de solicitar uma prévia de reembolso à Operadora. Essa prévia será importante para que você tenha ciência dos limites de valores que poderão ser reembolsados por profissional e por procedimento, a fim de que não tenha uma surpresa indesejada.
Tenha o aplicativo de sua operadora instalado em seu celular
Devido à LGPD (Lei Geral de Proteção aos Dados), as operadoras de saúde estão disponibilizando a funcionalidade de solicitação de reembolso apenas através dos aplicativos com os acessos de beneficiários, visando a redução de fraudes. Atenção! Apenas o beneficiário do plano de saúde ou seu representante legal podem fazer essa solicitação. Não compartilhe seus dados com ninguém, eles são sigilosos e intransferíveis. O compartilhamento de dados referente aos acessos do beneficiário é considerado fraude.
Para evitar problemas, também é importante manter seus dados cadastrais e bancários atualizados.
Verifique os prazos
É possível solicitar reembolso de despesas médicas e hospitalares até um ano após a data do evento, porém a Operadora tem o prazo de retorno de análise e pagamento até 30 dias após o pedido ser formalizado e aprovado.
Acompanhe o andamento
Mantenha um registro das datas e o número do protocolo referente ao envio da solicitação de reembolso e verifique regularmente o status. Em caso de atrasos ou problemas, entre em contato com a Operadora para obter esclarecimentos, pois, muitas vezes, novos documentos são solicitados para análise e comprovação do débito ou pode haver algum dado inválido ou incorreto.
Seja persistente
Em alguns casos, as operadoras de planos de saúde podem negar inicialmente um pedido de reembolso. Se você acredita que a negação foi injusta, não hesite em contestá-la e apresentar documentos adicionais para respaldar sua solicitação.
Consulte a ouvidoria
Se você enfrentar problemas persistentes para obter o reembolso, entre em contato com a ouvidoria da Operadora do plano de saúde. Esse setor pode ajudar a resolver disputas e garantir que as regras sejam seguidas.
Conheça seus direitos
Esteja ciente dos seus direitos como consumidor, especialmente os que regem a cobertura e o reembolso de despesas médicas.
Lembre-se de que a paciência e a documentação adequada são essenciais ao lidar com solicitações de reembolso em planos de saúde.
Conte com um profissional especializado
Processos como a solicitação de reembolso do plano de saúde ficam ainda mais simples com a ajuda de um profissional especializado, especialmente quando esse benefício é corporativo. Por isso, procure uma boa consultoria de benefícios e conte com todo o suporte necessário no que se refere aos serviços do seu plano.