Skip to content

Outubro Rosa: como sua empresa pode participar

Conheça algumas ideias de ações que podem ser realizadas para trazer mais prevenção e conscientização aos seus colaboradores.

Na década de 1990, surgiu um movimento nos Estados Unidos para conscientização e prevenção do câncer de mama. Desde então, a campanha do Outubro Rosa se tornou conhecida mundialmente, e todos os anos são realizadas diversas ações ao redor do globo para que as mulheres saibam mais sobre a doença, realizem o autoexame, procurem ajuda médica e possam ter um diagnóstico precoce – essencial para o sucesso do tratamento e a remissão do tumor.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres. Ele também tem a taxa de mortalidade mais alta de câncer entre o público feminino. Por isso, é tão importante a conscientização sobre a doença.

Ações corporativas para o Outubro Rosa

Aproveitando a campanha realizada no Brasil, sua empresa pode se organizar para realizar ações das mais diversas para o Outubro Rosa. A ideia é sempre trazer informações relevantes às colaboradoras e investir em sua saúde e bem-estar. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a fazer parte desse movimento tão importante. Conheça algumas delas:

• Palestras

Uma das ações mais comuns é convidar médicos e outros especialistas para falar sobre o tema com o público feminino da empresa. Essas palestras podem ser realizadas em um dia especial, com um café da manhã ou lanche da tarde e decoração temática.

• Materiais diversos

Você também pode disponibilizar diversos tipos de materiais impressos e digitais sobre o Outubro Rosa e a prevenção ao câncer de mama, falando sobre sintomas mais comuns, informações importantes e instruções sobre o autoexame.

• Informações sobre a cobertura do plano de saúde

Outra ação importante é informar as colaboradoras sobre a cobertura do plano de saúde disponibilizado pela empresa, mostrando clínicas e laboratórios especializados que elas podem procurar sempre que necessário.

• Estímulos à realização do autoexame

O autoexame é essencial para o diagnóstico precoce da doença, por isso pense em estratégias de encorajá-lo entre a sua equipe. Isso pode acontecer com a visita de médicos que ensinem a realizá-lo, panfletos, vídeos e outras ações.

• Doações e arrecadações

Há diversas organizações voltadas à prevenção do câncer de mama e aos cuidados com pacientes. Sua empresa pode procurar a que mais se adequa aos seus ideais e realizar campanhas de arrecadação e doações. É muito importante, no entanto, entrar em contato com a organização antes de qualquer campanha para compreender as reais necessidades.

• Depoimentos e histórias inspiradoras

Milhares de mulheres já enfrentaram o câncer de mama no Brasil – só em 2021, foram mais de 66 mil novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Algumas dessas mulheres, inclusive, podem fazer parte da sua equipe. Depoimentos inspiradores podem ser uma ótima forma de conscientizar e informar.

• Iluminação

Se possível, ilumine sua fachada ou outros ambientes com a cor rosa. Isso pode ser feito com lâmpadas coloridas e de diversas outras formas. É uma maneira de mostrar aos colaboradores seu compromisso com a causa.

• Camisetas temáticas

Muitas empresas que usam uniformes, aproveitam o Outubro Rosa para distribuir camisetas temáticas entre os colaboradores. Essa também é uma ótima ideia.

• Parcerias com clínicas

Você pode procurar clínicas especializadas na região da sua empresa e realizar parcerias, oferecendo, talvez, check-ups ginecológicos e outros tipos de serviços.

• Corridas e caminhadas

Outra estratégia que combina a conscientização da sua equipe e o apoio a organizações diversas são as corridas e caminhadas. Elas podem ter um valor de inscrição que será doado e ainda contar com outras ações que tragam informações importantes.

• Dinâmicas

Reúna suas colaboradoras para dinâmicas que gerem interação e também tragam conscientização. Os balões são muito comuns. Espalhados por um ambiente da empresa, eles podem conter frases motivacionais e dicas de cuidados, além de brindes personalizados com o tema do Outubro Rosa.

• Dia do Rosa

Outra ação comum é o “Dia do Rosa” ou “Pink Day”. Ele envolve escolher um dia do mês e pedir que todos os colaboradores trabalhem vestindo a cor rosa. Muitas empresas aproveitam o movimento “às quartas usamos rosa” e adicionam às ações de conscientização.

Organize-se e crie momentos especiais

Aproveitar o Outubro Rosa para trazer mais informações à sua equipe é essencial para investir em sua saúde e bem-estar. Por isso, não importa se serão ações simples ou mais elaboradas, o importante é se esforçar para criar esses momentos de comunicação tão importantes.

A NewPort pode te ajudar a ter mais clareza sobre a cobertura do plano de saúde da sua empresa e a criar estratégias de comunicação eficazes sobre o assunto. Quer saber mais?