Skip to content

Reembolso no plano de saúde

As operadoras têm feito algumas mudanças nos reembolsos dos planos de saúde – entenda um pouco mais sobre o assunto

Na área da saúde, nada tem sido tão discutido como o tema do reembolso e o como ele tem impactado o sistema de planos de saúde.

Dada a sua importância, recentemente o Instituto de Estudos Jurídicos Aplicados (IEJA) realizou um seminário sobre o assunto com a participação de Ministros do STJ, advogados especializados, presidente ANS, entre outras autoridades especialistas em Saúde Suplementar.

Por que esse tema se tornou tão relevante nos últimos tempos? 

Porque o reembolso cresceu 33,8% em relação ao crescimento das despesas assistenciais entre 2019 e 2022, impactando significativamente o setor.

Talvez, você já tenha notado que agora está mais difícil solicitar reembolso, que só é possível fazê-lo através do aplicativo, que os prazos de análise e pagamento estão mais longos e que a sua operadora tem solicitado comprovantes de pagamento e relatórios médicos até para uma simples consulta. 

Isso tudo tem acontecido por diversas razões:

As operadoras têm sido mais rigorosas nas solicitações de reembolso com o propósito de combater algumas situações consideradas irregulares e que têm contribuído para o aumento dos reembolsos.  Veja alguns exemplos mais comuns:

✔️ Divisão de recibos/notas de um único procedimento

✔️ Solicitação de reembolso de um procedimento não realizado para complementar o valor de um procedimento realizado

✔️ Solicitação de reembolso sem ter efetuado o pagamento 

✔️ Compartilhamento do login e senha com clínicas médicas

Dicas e boas práticas

Algumas questões podem ajudar a lidar bem com o assunto:

✔️ Não compartilhe o seu login e senha com clínicas

✔️ Discuta sobre o valor do procedimento antes de realizá-lo

✔️ Pague o procedimento antes de solicitar reembolso

✔️ Fuja de clínicas e anúncios nas redes sociais que prometem o tratamento pelo plano de saúde, mas que não são credenciadas

Não podemos nos esquecer que os contratos, em sua maioria são coletivos, pertencentes ou não a agrupamentos, todos passam por uma avaliação anual para apuração da sinistralidade e do reajuste. Com melhores resultados, as empresas e agrupamentos têm menores reajustes e todos se beneficiam.

Você sabia que alguns cuidados podem ser grandes diferenciais na hora de trocar seu plano de saúde?