Conheça algumas ideias de ações que podem ser realizadas para trazer mais prevenção e conscientização aos seus colaboradores.
Na década de 1990, surgiu um movimento nos Estados Unidos para conscientização e prevenção do câncer de mama. Desde então, a campanha do Outubro Rosa se tornou conhecida mundialmente, e todos os anos são realizadas diversas ações ao redor do globo para que as mulheres saibam mais sobre a doença, realizem o autoexame, procurem ajuda médica e possam ter um diagnóstico precoce – essencial para o sucesso do tratamento e a remissão do tumor.
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres. Ele também tem a taxa de mortalidade mais alta de câncer entre o público feminino. Por isso, é tão importante a conscientização sobre a doença.
Ações corporativas para o Outubro Rosa
Aproveitando a campanha realizada no Brasil, sua empresa pode se organizar para realizar ações das mais diversas para o Outubro Rosa. A ideia é sempre trazer informações relevantes às colaboradoras e investir em sua saúde e bem-estar. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a fazer parte desse movimento tão importante. Conheça algumas delas:
• Palestras
Uma das ações mais comuns é convidar médicos e outros especialistas para falar sobre o tema com o público feminino da empresa. Essas palestras podem ser realizadas em um dia especial, com um café da manhã ou lanche da tarde e decoração temática.
• Materiais diversos
Você também pode disponibilizar diversos tipos de materiais impressos e digitais sobre o Outubro Rosa e a prevenção ao câncer de mama, falando sobre sintomas mais comuns, informações importantes e instruções sobre o autoexame.
• Informações sobre a cobertura do plano de saúde
Outra ação importante é informar as colaboradoras sobre a cobertura do plano de saúde disponibilizado pela empresa, mostrando clínicas e laboratórios especializados que elas podem procurar sempre que necessário.
• Estímulos à realização do autoexame
O autoexame é essencial para o diagnóstico precoce da doença, por isso pense em estratégias de encorajá-lo entre a sua equipe. Isso pode acontecer com a visita de médicos que ensinem a realizá-lo, panfletos, vídeos e outras ações.
• Doações e arrecadações
Há diversas organizações voltadas à prevenção do câncer de mama e aos cuidados com pacientes. Sua empresa pode procurar a que mais se adequa aos seus ideais e realizar campanhas de arrecadação e doações. É muito importante, no entanto, entrar em contato com a organização antes de qualquer campanha para compreender as reais necessidades.
• Depoimentos e histórias inspiradoras
Milhares de mulheres já enfrentaram o câncer de mama no Brasil – só em 2021, foram mais de 66 mil novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Algumas dessas mulheres, inclusive, podem fazer parte da sua equipe. Depoimentos inspiradores podem ser uma ótima forma de conscientizar e informar.
• Iluminação
Se possível, ilumine sua fachada ou outros ambientes com a cor rosa. Isso pode ser feito com lâmpadas coloridas e de diversas outras formas. É uma maneira de mostrar aos colaboradores seu compromisso com a causa.
• Camisetas temáticas
Muitas empresas que usam uniformes, aproveitam o Outubro Rosa para distribuir camisetas temáticas entre os colaboradores. Essa também é uma ótima ideia.
• Parcerias com clínicas
Você pode procurar clínicas especializadas na região da sua empresa e realizar parcerias, oferecendo, talvez, check-ups ginecológicos e outros tipos de serviços.
• Corridas e caminhadas
Outra estratégia que combina a conscientização da sua equipe e o apoio a organizações diversas são as corridas e caminhadas. Elas podem ter um valor de inscrição que será doado e ainda contar com outras ações que tragam informações importantes.
• Dinâmicas
Reúna suas colaboradoras para dinâmicas que gerem interação e também tragam conscientização. Os balões são muito comuns. Espalhados por um ambiente da empresa, eles podem conter frases motivacionais e dicas de cuidados, além de brindes personalizados com o tema do Outubro Rosa.
• Dia do Rosa
Outra ação comum é o “Dia do Rosa” ou “Pink Day”. Ele envolve escolher um dia do mês e pedir que todos os colaboradores trabalhem vestindo a cor rosa. Muitas empresas aproveitam o movimento “às quartas usamos rosa” e adicionam às ações de conscientização.
Organize-se e crie momentos especiais
Aproveitar o Outubro Rosa para trazer mais informações à sua equipe é essencial para investir em sua saúde e bem-estar. Por isso, não importa se serão ações simples ou mais elaboradas, o importante é se esforçar para criar esses momentos de comunicação tão importantes.
A NewPort pode te ajudar a ter mais clareza sobre a cobertura do plano de saúde da sua empresa e a criar estratégias de comunicação eficazes sobre o assunto. Quer saber mais?