Skip to content

Arboviroses: o que são e Como Preveni-las

Com o aumento das chuvas e a chegada do verão, os casos de doenças como a Dengue também aumentam. Entenda mais sobre o vírus que as causam e por que é tão importante trabalhar na sua prevenção

De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, o ano de 2022 registrou um número recorde de mortes por dengue, chegando a mais de mil. Em 2023, a tendência mostra ser de taxas ainda maiores, já que, segundo os dados parciais, nos primeiros cinco meses do ano já foram mais de 500 óbitos por conta da doença.

A dengue é um dos tipos mais comuns de arboviroses, doenças causadas por vírus transmitidos principalmente por mosquitos, como é o caso do Aedes aegypti. Saber mais sobre essas infecções é essencial para trabalhar na sua prevenção.

O que são arboviroses

Causadas por arbovírus, as arboviroses são doenças transmitidas por insetos ou aracnídeos, como mosquitos, aranhas e carrapatos. Elas costumam ter mais incidência em períodos de mais chuva e altas temperaturas, já que botam seus ovos em água parada, causando a proliferação dos agentes transmissores. No entanto, a contaminação pode acontecer em qualquer época do ano.

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), existem 545 tipos de arbovírus, sendo que 150 deles podem causar doenças em humanos. Os mais comuns envolvem o vírus da dengue, zika vírus, febre amarela e febre chikungunya – todos transmitidos pelo Aedes aegypti.

As arboviroses podem se manifestar de diversas maneiras, dependendo do indivíduo. Alguns têm casos mais leves, apenas com o ciclo comum do vírus, já outros podem evoluir para infecções mais graves.

Sintomas das arboviroses

As doenças causadas pelos arbovírus têm sintomas muito parecidos, sendo diferenciadas por algumas pequenas características. Os sinais de contaminação podem envolver:

  • Febre
  • Dores nas articulações
  • Manchas vermelhas na pele
  • Coceira
  • Vermelhidão nos olhos

Veja os principais sintomas por tipo de infecção:

  • Dengue: arbovirose mais comum nas Américas, apresenta febre durante 4 a 7 dias, com manchas vermelhas pelo corpo e dores moderadas nas articulações. No caso da dengue hemorrágica, depois do quarto dia surgem dores abdominais, pele pálida e fria, sangramentos pelo nariz, boca e gengivas, dificuldade para respirar e queda da pressão arterial, agravando o quadro.
  • Zika vírus: neste caso, a febre é mais baixa, mas as dores no corpo e erupções cutâneas também se apresentam. Um sintoma que a diferencia da dengue, por exemplo, é a irritação e vermelhidão nos olhos. O quadro pode durar de 2 a 7 dias e pode acometer os sistemas imunológico e nervoso, causando a Síndrome de Guilain-Barré.
  • Febre chikungunya: com sintomas mais intensos, a chikungunya gera febre alta e muita dor nas articulações, além de lesões na pele. O quadro dura até 15 dias. No entanto, pode haver um comprometimento crônico da doença, principalmente com uso de algumas medicações sem orientação médica.
  • Febre amarela: apresenta maior gravidade clínica e alta possibilidade de disseminação em áreas urbanas. Os sintomas envolvem febre, dor de cabeça, nas costas e no corpo, náuseas, vômitos e fraqueza. Alguns casos apresentam melhora e, depois, acabam evoluindo para quadros mais graves.

Em todos os casos, os grupos de risco envolvem gestantes, crianças menores de 2 anos, pessoas com doenças crônicas e idosos acima de 65 anos. 

Prevenção às arboviroses

Dada à forma de proliferação dos mosquitos e aracnídeos transmissores das arboviroses, uma das maiores maneiras de prevenção é evitar focos de água parada, como baldes, potes, bacias, vasos, caixas d’água, entre outros. Esses objetos devem ser limpos frequentemente e, quando necessário, bem vedados.

Em períodos de chuva, a atenção e o cuidado precisam ser redobrados.

Além disso, é essencial o uso de repelentes e inseticidas para evitar o contágio.

Vale também acompanhar o Painel de Monitoramento Epidemiológico do Ministério da Saúde, que traz informações atualizadas sobre a incidência dos arbovírus e os principais sinais de alerta a cada época do ano.

Informação é o melhor remédio

Conhecendo mais sobre as arboviroses, seu contágio e principais sintomas, fica mais fácil evitar sua disseminação e buscar tratamento médico precoce.