Saiba como sua empresa pode trazer mais informações e incentivar o cuidado com o público masculino
Depois das ações envolvendo o Outubro Rosa, o mês de novembro chega com a conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata, segunda causa mais comum de câncer entre os homens – atrás apenas do câncer de pele não melanoma -, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. O INCA ainda revelou a estimativa de números para o triênio de 2023-2025, que traz 71 mil novos casos desse tipo de tumor.
Para trazer mais informações e incentivar a realização de exames e acompanhamento médico que possam detectar a doença nas fases iniciais, aumentando as possibilidades de sucesso no tratamento, é essencial investir na conscientização. Foi para isso que surgiu o Novembro Azul. A Campanha oficial do Ministério da Saúde, é uma oportunidade de informar não só o público masculino, mas também as mulheres, sendo agentes importantes no cuidado de seus familiares.
No ambiente corporativo, é uma ótima maneira de investir na saúde e no bem-estar dos colaboradores, criando ações voltadas à campanha.
Principais sintomas do câncer de próstata
Os primeiros sinais de alerta costumam ser:
- Dificuldade em urinar;
- Demora em começar e terminar de urinar;
- Sangue na urina;
- Diminuição do jato de urina;
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
No entanto, nem sempre a doença apresenta sintomas, especialmente nas fases iniciais. Assim, o acompanhamento médico frequente é extremamente importante, especialmente quando o paciente apresentar alguns fatores de risco, que são:
- Idade – incidência maior depois dos 55 anos
- Histórico de câncer na família
- Sobrepeso e obesidade
9 dicas de ações para o Novembro Azul
Algumas maneiras de abordar a prevenção e os cuidados essenciais para identificar o câncer de próstata envolvem:
1. Materiais físicos
Provavelmente uma das ações mais simples, é possível criar materiais físicos para serem entregues aos colaboradores com as principais informações sobre a campanha, como número de casos, prevenção, principais exames, etc.
Esses materiais podem ser curtos ou mais elaborados, dependendo dos objetivos da empresa.
2. Palestras
Outra maneira de trazer informações sobre o câncer de próstata é convidando profissionais de saúde e outros especialistas para realizar palestras informativas. Esses encontros podem acontecer durante todo o mês de novembro, cobrindo diversos aspectos do assunto e, inclusive, incentivando a uma vida mais saudável.
3. Dia dos Exames
Como a realização de exames é fundamental para detectar o câncer de próstata, também é possível criar o “Dia dos Exames”. Ele pode envolver a contratação de profissionais para realizar os procedimentos dentro da própria empresa ou a parceria com clínicas especializadas.
4. Comunicação visual
Assim como no Outubro Rosa, a empresa pode investir na comunicação visual, espalhando a cor azul por sua estrutura. Aqui, também vale criar camisetas especiais para a campanha, sempre apontando para a importância do cuidado com a saúde.
5. Eventos esportivos
Para o público masculino, o esporte é um grande incentivo – e também pode ser ferramenta de conexão e abertura para tratar de assuntos importantes. A empresa pode realizar maratonas ou, até mesmo, competições de futebol, com o intuito de encontrar oportunidades para falar sobre a prevenção.
Aqui, vale ter atenção para não ser apenas um evento esportivo, mas colocar o foco na conscientização.
6. Campanhas de arrecadação
Outra ação envolve arrecadações para organizações que trabalham com a prevenção e o combate ao câncer de próstata. Neste caso, vale entrar em contato com essas entidades para entender quais as maiores necessidades e o que pode ser doado.
7. Rodas de conversa
A abertura para conversas sobre o assunto é outro fator essencial, especialmente para o público masculino. Assim, criar oportunidades de rodas de conversa pode ser uma ação importante para introduzir o autocuidado e a prevenção ao câncer de próstata. Essas oportunidades podem contar com convidados que tenham testemunhos para compartilhar.
8. Incentivo à adoção de hábitos saudáveis
Parte da prevenção ao câncer de próstata envolve a adoção de hábitos saudáveis – o que pode ser incentivado pela empresa durante o Novembro Azul. Muitas vezes, pode-se contratar um profissional de saúde para dar dicas de uma boa alimentação ou, até mesmo, um professor de educação física para fazer um momento de exercícios.
9. Dia Azul
Outra ação comum e que é importante para criar uma marca com relação à data é o Dia Azul, convidando os colaboradores a usarem roupas azuis em um dia específico. Aqui, as camisetas personalizadas também são uma ótima ideia!
Invista na conscientização
A conscientização é a maior estratégia para a prevenção e o tratamento precoce do câncer de próstata, aumentando as chances de cura. Por isso, é essencial que as empresas criem oportunidades para informar os colaboradores e investir em sua saúde e bem-estar.
Dependendo dos benefícios oferecidos, informar sobre a cobertura do plano de saúde também é essencial. Por isso, planeje-se e ofereça tudo que seus funcionários precisam para manterem-se bem informados e cuidados.
Quer saber como a NewPort pode te ajudar a criar ações de campanha para o Novembro Azul em sua empresa?